sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

As previsões finais para o Oscar

A cerimônia mais importante do cinema está agora a apenas dois dias de acontecer. Depois de meses de especulações, torcidas e algumas frustrações, o mundo está prestes a conhecer quem a Academia irá premiar com o Oscar de melhor filme de 2011 (como se a gente já não soubesse, claro). Dessa forma, já está mais do que na hora de eu sair de cima do muro e me comprometer com minhas previsões oficiais para a noite do domingo.

Antes disso, devo fazer algumas considerações. Como aficionado pela temporada de premiações que acompanha todas as discussões na comunidade cinéfila pela internet, devo dizer que não me empolguei muito com os prêmios desse ano. Não que eu ache que 2011 tenha sido um ano ruim para filmes, como já ouvi muita gente dizendo por aí, o que é algo que não concordo exatamente, mas devo admitir que fiquei com a sensação de que faltou algo. Poucos filmes, pouquíssimos mesmo, me tiraram o fôlego esse ano, e olhando para a lista de indicados a melhor filme desse ano, tenho a sensação de que o grupo como um todo não é mais forte do que o dos dois anos anteriores, onde estava estabelecido o número de dez nominados na categoria. Aliás, já deixei minha crítica aqui a essa mudança nas regras que deixou o número de indicados flutuante, com base na quantidade de votos mínima que um candidato precisa receber. Minha opinião não mudou nada desde então, de forma que ainda prefiro os bons e velhos cinco indicados (e se isso não for possível, que sejam dez então, mas não essa coisa amorfa que foi esse ano).

Mas nem tudo são críticas: esse ano teve boas surpresas. Em primeiro lugar, peço que me perdoem, mas não consigo deixar de adorar escrever que Gary Oldman é, enfim, um ator indicado ao Oscar. Justíssimo e já era tempo. Também não consigo deixar de sorrir ao lembrar que eles tiveram a coragem necessária de indicar Rooney Mara em uma das melhores atuações do ano em Os Homens que Não Amavam as Mulheres. E A Árvore da Vida. O prazer de poder dizer que o longa mais pessoal do grande Terrence Malick foi indicado como Melhor Filme, um feito para o qual eu já tinha até desistido de torcer, é inenarrável.

Mas chega de divagações. Minha lista de previsões vem logo abaixo. Nem choro, nem vela. Um único palpite para cada categoria, acompanhado por um comentário:

- Melhor filme: O Artista

Impossível pensar em outro. Apesar da previsibilidade, que mata um pouco do clima da festa, devo dizer que fico satisfeito com a vitória. Definitivamente, muito melhor que o campeão do ano passado... Mas não vamos entrar no mérito dessa questão.

- Melhor diretor: Michel Hazanavicius, O Artista

Hazanavicius tem o momento a seu favor, e é loucura apostar em outro diretor que não o do filme que deve vencer. Mas com concorrentes com nomes de peso, uma surpresa aqui é possível. Improvável, mas possível.

- Melhor ator: Jean Dujardin, O Artista

Apostei por muito tempo em Clooney aqui, mas, embora a vitória dele ainda seja possível, acho que a maré virou a favor do francês, em especial depois de sua vitória no Screen Actors Guild. E faz sentido: premiar O Artista implica em premiar Dujardin por ser, simplesmente, o filme.

- Melhor atriz: Viola Davis, Histórias Cruzadas

Não só acho que vai acontecer, mas acho que é o justo. Sinto que o terceiro Oscar de Streep vai ser adiado mais uma vez... Ela definitivamente merece, mas não esse ano. A melhor atuação feminina de 2011 foi Viola Davis.

- Melhor ator coadjuvante: Christopher Plummer, Toda Forma de Amor

Molezinha da noite. Todos querem vê-lo sair da premiação com o Oscar, todos vão votar para que isso aconteça. E é uma atuação digna de nota, de fato.

- Melhor atriz coadjuvante: Octavia Spencer, Histórias Cruzadas

Spencer ganhou quase todos os prêmios da temporada e está com o caminho aberto para o Oscar. Não consigo ver ninguém tirando a estatueta dela, nesse ponto.

- Melhor roteiro original: Meia-Noite em Paris

Apostar contra O Artista aqui pode ser loucura, mas todos querem demais ver Woody Allen ganhar seu quarto Oscar domingo, então acho que isso vai falar mais alto.

- Melhor roteiro adaptado: Os Descendentes

É uma categoria difícil, mas acho que o filme de Alexander Payne vai ganhar seu prêmio de consolação da noite aqui.

- Melhor filme estrangeiro: A Separação

O filme é o favorito de todos aqui, mas essa categoria já garantiu várias vitórias surpresas no passado. Ainda assim, tenho esperança de que o excelente filme iraniano vai prevalecer aqui.

- Melhor filme de animação: Rango

Sem Tintim aqui, praticamente não existe outro candidato plausível.

Nota 1: Nessas categorias de cima, meus palpites praticamente são os mesmos da maior parte dos críticos, cinéfilos e afins, então vocês podem esperar a maior parte dessas previsões se confirmarem domingo, com uma taxa de erro de um ou dois palpites. Mais do que isso, tenham certeza: a noite foi cheia de surpresas. Para as categorias técnicas, que vem abaixo, só vou fazer comentários ocasionalmente.

- Melhor montagem: O Artista

- Melhor fotografia: A Árvore da Vida

De fato é o favorito, tanto para ganhar quanto o meu, mas tenho a sensação de que vou me decepcionar bastante aqui domingo. Espero muito estar errado.

- Melhor direção de arte: A Invenção de Hugo Cabret

- Melhor figurino: O Artista

- Melhor trilha sonora: O Artista

- Melhor mixagem de som: A Invenção de Hugo Cabret

- Melhor edição de som: A Invenção de Hugo Cabret

Hugo Cabret seria um vencedor estranho para as categorias de som, mas por incrível que pareça, é o que tudo indica. Provavelmente vou me ferrar junto com muita gente nesse ponto, apesar disso, mas palpites são palpites.

- Melhores efeitos visuais: Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2

Não sei se é mais uma torcida minha falando mais alto ou o bom senso, mas de qualquer forma sinto que qualquer coisa pode acontecer nessa categoria.

- Melhor maquiagem: A Dama de Ferro

Não era minha previsão, estou mudando de última hora. Vou adorar estar errado, se estou, principalmente se o prêmio for para Harry Potter.

Nota 2: Por fim, vou dar chutes quase no escuro nas últimas quatro categorias das quais não vi um indicado sequer (pois é, muita vergonha, admito). Não levem muito a sério essas últimas previsões.

- Melhor documentário: Pina

- Melhor curta de documentário: The Barber of Birmingham: Foot Soldier of the Civil Rights Movement

- Melhor curta de ficção: The Shore

- Melhor curta de animação: The Fantastic Flying Books of Mr. Morris Lessmore

0 comentários:

Postar um comentário