domingo, 1 de abril de 2012

Top 10: É mentira!

Datas especiais costumam inspirar postagens nesse blog, como vocês já devem ter percebido. Enquanto pela internet afora 1º de abril costuma ser uma data perigosa para circular por alguns sites (às vezes as brincadeiras acontecem até mesmo onde você menos espera), no cinema o tema da mentira costuma render bons filmes e uma boa diversão. Em algumas situações, a mentira é leve, mas traz grandes consequências. Em outras, a mentira é um crime ou acoberta um, e a trama não tem nada de tom brincalhão. Qualquer que seja o caso, o tema já é aproveitado a décadas e já rendeu até um documentário (?) de um dos maiores cineastas de Hollywood. Hoje, você confere aqui uma seleção dos melhores filmes sobre mentira.

10 - Os Picaretas
Diretor: Frank Oz / 1999

Steve Martin interpreta um produtor de cinema que tem o desejo de criar um grande sucesso, para o qual ele economizou por toda sua vida para juntar verba. Como o capital acumulado não é lá grande coisa - 2,184 dólares -, ele e sua equipe armam um plano de fazer com que um grande astro de Hollywood, interpretado por Eddie Murphy, atue no filme sem saber realmente que está participando de uma produção. Para isso, eles fazem com que atores interajam com o astro na rua, numa trama que simula uma invasão extraterrestre. O problema é que o ator é membro de uma seita exótica (paródia não-oficial da Cientologia) e passa a acreditar que a invasão é real.

9 - True Lies
Diretor: James Cameron / 1994

Nessa mistura de comédia com ação, Arnold Schwarzenegger é um agente secreto de contra-terrorismo americano. Sua profissão o obriga a esconder a verdade de sua esposa, interpretada por Jamie Lee Curtis, que acredita categoricamente que seu marido é um vendedor de computadores. O tédio do casamento faz com que ela passe a ver outro homem, mas as mentiras da vida do casal caem por terra quando eles acabam raptados por um terrorista que o marido estava perseguindo.


8 - Peixe Grande e Suas Histórias Maravilhosas
Diretor: Tim Burton / 2003

Will Bloom (Billy Crudup) sempre acreditou que seu pai, Edward (Albert Finney) era um mentiroso por causa das histórias de sua juventude que ele contava. Depois de muito tempo afastado, ele volta a encontrar o pai quando este está em seu leito de morte. Disposto a entender melhor aquele homem, Will aceita ouvir as histórias do homem, cuja versão jovem é interpretada por Ewan McGregor. Com vários toques de fantasia, esse é provavelmente o filme mais bonito de Tim Burton.


7 - F for Fake
Diretor: Orson Welles / 1974

Em estilo de documentário, mas com um roteiro que mistura fatos com ficção, Orson Welles explora o tema da mentira e cita ao longo do filme personalidades como Howard Hughes, Pablo Picasso e o falsificador de quadros Elmyr de Hory, cuja trajetória é o pontapé inicial do filme. O filme, por si só, é marcante por basicamente não se encontrar paralelos em termos de narrativa em qualquer lugar na história do cinema. Além disso, é o penúltimo filme dirigido por Welles, que por toda sua carreira brincou com a oposição de verdade e mentira, inegavelmente sua marca registrada.

6 - Um Golpe de Mestre
Diretor: George Roy Hill / 1973

Situado na década de 1930, esse ganhador do Oscar de melhor filme mostra uma mentira sendo utilizada como a raiz de um golpe. Aqui, dois golpistas, interpretados por Robert Redford e Paul Newman, se unem para passar a perna em um mafioso de Chicago (Robert Shaw). Usando nomes falsos, eles se infiltram no círculo de confiança do mafioso, que não desconfia que um deles já aplicou um golpe anteriormente em um de seus homens de confiança, fazendo-o perder muito dinheiro.

5 - O Talentoso Ripley
Diretor: Anthony Minghella / 1999

Matt Damon é o Ripley do título, um jovem que ganha sua vida com golpes e mentiras. Ao conhecer um milionário, ele se faz passar por amigo de seu filho (Jude Law), um estudante de Princeton, e ganha muito dinheiro do ricaço para viajar para a Itália e convencer o filho, de quem Ripley finge ser amigo, a voltar para os Estados Unidos. No país europeu, Ripley começa a se insinuar na vida do jovem milionário e de sua namorada (Gwyneth Paltrow) com mais mentiras, que acabarão conduzindo a história a um final imprevisível e drástico.

4 - Adeus, Lenin!
Diretor: Wolfgang Becker / 2003

Nessa dramédia alemã, uma alemã fervorosa adepta da causa comunista entra em coma após um confrontamento com a polícia, pouco tempo antes da queda do Muro de Berlim. Quando ela enfim acorda, os médicos contam a seus filhos que outro choque poderá ser fatal para ela. É então que seu filho Alex (Daniel Brühl) passa a esconder a todo custo da mãe debilitada, com ajuda da irmã e da namorada, a derrocada do comunismo. Um filme divertido e emocionante.


3 - Prenda-Me Se For Capaz
Diretor: Steven Spielberg / 2002

O filme conta a história real de Frank Abgale Jr., interpretado por Leonardo DiCaprio, filho de um empresário com problemas (Christopher Walken). Fugindo da deterioração da família, na década de 1960, Frank começa a dar golpes falsificando cheques, o que logo chama a atenção do agente do FBI Carl Hanratty (Tom Hanks), que passa a seguir os rastros do jovem. Enquanto isso, Frank se especializa cada vez mais em seus golpes, e suas mentiras ficam cada vez mais complexas, até que ele conhece e se apaixona por uma filha de luteranos radicais (Amy Adams).

2 - Fargo
Diretor: Joel e Ethan Coen / 1996

Com problemas financeiros e cheio de dívidas, um vendedor de carros (William H. Macy) arma um plano ousado e contrata dois criminosos para sequestrar a própria esposa, com a intenção de fazer com que seu sogro, um empresário que o odeia, pague um resgate milionário. O plano começa a dar errado, porém, quando o sogro decide agir de seu próprio jeito e uma policial caipira, mas durona (Frances McDormand), começa a investigar assassinatos cometidos por um dos sequestradores. Talvez o mais impactante filme dos respeitados irmãos Coen.

1 - Curtindo a Vida Adoidado
Diretor: John Hughes / 1986

Esse clássico da Sessão da Tarde é provavelmente uma das melhores comédias já produzidas. Seu protagonista, Ferris Bueller (Matthew Broderick), é um estudante do ensino médio que conta uma mentira clássica para seus pais: a de que está muito doente para ir para a escola. Ganhando o dia livre, ele convence sua namorada e seu melhor amigo a passear por Chicago antes que o ensino médio acabe e eles se separem. Mas, para isso, precisará manter a farsa da própria família e do inspetor da escola. Um filme leve, de trama despretensiosa e que funciona muito bem - tanto que conquistou uma legião de fãs.

0 comentários:

Postar um comentário